quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ocimar Versolato

 

Breve, postarei mais sobre a vida e carreira de Ocimar Versolato!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Grunge

No início dos anos 90, a fria e chuvosa cidade de Washington, Seattle ficou conhecida pelo  surgimento de um dos movimentos musicais mais importantes da década, o grunge. Dezenas de bandas famosas nasceram nessa cidade movida a café e rock' roll.
Foi com a musica "Smells like teen spirit" inspirada num comercial de desodorante, que o Nirvana se destacou e ganhou a fama vendendo mais de 9 milhões de cópias só nos Estados Unidos com o álbum Nevermind. Lider da banda, Kurt Cobain é considerado precursor do movimento grunge, o visual 'sujo', desgrenhado não tinha intenção de contestar nada, como no movimento punk nos anos 80. O que eles queriam era apenas um espaço para fazer seu som, sem perspectiva de vida, sem desejar mais nada. Roupas largas, camisas de flanela xadrez(estilo lenhador), botas detonadas, gorros,  enfim...um visual largado,roupas amassadas, com cara de que foram passadas de geração a geração.


 Estilistas e pessoas influentes na moda, devem estar sempre atentos quando uma moda de rua começa a se destacar, não foi diferente com o grunge. Marc Jacobs foi quem primeiro percebeu essa anti-moda, totalmente diferente do glamur dos ternos e tailleurs bem cortados dos anos 80. Ainda um estilista promissor, teve a ousadia de levar o grunge às passarelas em 1992, foi demitido da grife que então trabalhava: Perry Ellis.  O mundo do luxo e sofisticação demorou para se render ao movimento grunge. 

Mesmo com o trágico desfecho da banda Nirnava, com o suicídio de Kurt Cobain, em março de 1994, o estilo não ser perdeu, até hoje serve de inspiração para coleções, e pode ser simplesmente seguido por pessoas que o curtam, independente de estar ou não na moda.